Entender o conceito de comunicação estratégica é pensar no futuro da sua empresa desde o planejamento. E por que falamos isso? De forma geral, essa comunicação conversa com variados canais e define abordagens personalizadas e que antecipam as ações.
Na verdade, pensar de forma estratégica sempre traz um olhar para o “todo”. Por isso, destacamos que a comunicação estratégica também abraça todas as áreas da sua empresa/marca, mas sem esquecer do principal: os objetivos traçados.
O que é comunicação estratégica?
Conforme falamos acima, a comunicação estratégica não é difícil de ser compreendida, pois é também uma forma de integrar as ações. Com isso, contamos uma história integrando todos os canais, assim como as pessoas envolvidas no processo.
E por que você deve fazer isso? Hoje, vivemos uma era onde as possibilidades comunicacionais são infinitas. Por isso, quem não pensa e executa de forma estratégica, perde o potencial de sua marca entre tantos canais e formas de se comunicar.
Quando você age de forma estratégica também antecipa problemas, criando uma base mais sólida para a gestão de crise. Além disso, poderá mudar o direcionamento traçado antes quando se identificar essa necessidade. Portanto, tal modelo de comunicação é também flexível, desde que seja bem definido.
Comunicação estratégica na prática
Se você tem uma startup, isso significa que o seu modelo é baseado em soluções digitais. Então, pense quais são os setores que a sua empresa possui hoje e como ela comunica a sua essência.
Essas perguntas são importantes para você pensar a comunicação, pois todos setores precisam estar alinhados. Esse, portanto, é o primeiro passo para fazer das estratégias ações com resultados reais.
Para isso, não há “fórmula mágica”, exceto cabeças pensantes, um pouco de inovação nos processos e criatividade. É por isso que o planejamento estratégico é tão importante, já que ele é que vai definir os prospects, objetivos, canais e missão do projeto de comunicação estratégica.
O relacionamento também aparece como protagonista, tanto com os stakeholders quanto com o público-alvo. Cada um deles precisa estar bem definido, e a comunicação estratégica ajuda a criar o elo entre um e outro.
Por fim, os objetivos e metas levam às estratégicas de execução na prática. Sem plano de ação não existe comunicação estratégica, certo? Então, você precisa saber o que irá comunicar, para quem e como.
E não podemos esquecer do tempo: a estratégia precisa ser eficiente e eficaz. Assim, o relacionamento, novamente, é o grande aliado para que os processos possam fluir como se planejou.
Quando começar?
É um erro bem comum entre as empresas brasileiras não investir em estratégias de comunicação. Embora as ações de relacionamento e integração dos canais sejam muito praticadas lá fora, ainda há o que se explorar por aqui.
Entretanto, há muita qualidade, potencial e ações para se desenvolver, especialmente em um mercado tão criativo. Acompanhando o nosso blog você pode saber mais sobre comunicação estratégica ou entrar em contato com a nossa equipe de experts!