Investir em um conjunto de estratégias e ações para a comunicação da sua empresa se mostra cada vez mais positivo. Afinal, é isso que chamamos de comunicação integrada? Em tese, sim, mas você deve saber que ela envolve muito mais planejamento e estratégia do que parece.
E você pode questionar: por que a comunicação integrada é importante? Entre tantos canais de comunicação existentes hoje, seja no on ou offline, esse tipo de estratégia alia custo-benefício com resultados. Portanto, quando a sua empresa ainda não conecta todas as formas de se divulgar, ela está fazendo isso errado!
O que é comunicação integrada?
De forma geral, a comunicação integrada busca criar valor para a empresa, alinhando todas as estratégias de comunicação. Isso inclui o marketing, o relacionamento com a imprensa e até mesmo a comunicação interna. Na verdade, ela pode ter vários estágios e formatos, de acordo com a necessidade da empresa.
Quando esse tipo de comunicação é utilizada, você pode alinhar todo posicionamento e a mensagem da empresa. Além disso, também facilita a conexão entre as campanhas.
Para ajudar a entender, você deve imaginar uma empresa cria o conteúdo para o público entre 20 e 30 anos no seu Instagram. Contudo, ela se posiciona somente para o público acima de 50 anos na imprensa: deve haver algo errado, certo?
Sem dúvida, integrar as estratégias é pensar na empresa como um todo até chegar ao modelo ideal. Aliás, essa é uma das maneiras mais eficientes de se comunicar com clareza e coerência ao seu público-alvo, fazendo o melhor uso dos recursos humanos e financeiros.
Com a comunicação integrada, você pode diminuir a chance de ruídos na comunicação. E, graças a isso, terá uma marca com um posicionamento mais forte e contínuo.
Por que acreditamos nessa comunicação?
Desde o início, a Reverso nasceu como uma agência de comunicação integrada. Assim, são cerca de dez anos trabalhando no posicionamento de empresas e eventos junto aos seus públicos de forma completa.
Atualmente, muitas empresas enfrentam desafios para se adaptarem à transformação digital, encontrando na comunicação integrada uma ferramenta ainda mais importante. Por isso, você deve conhecer os benefícios desse tipo de comunicação que justificam seus investimentos:
- Fortalece a imagem da marca e seus propósitos;
- Aumenta a eficácia das estratégias de comunicação e marketing;
- Estimula a melhora na comunicação interna das equipes;
- Auxilia a reduzir custos distribuindo os conteúdos de forma inteligente;
- Facilita a adaptação da empresa às mudanças do mercado com uma estratégia sólida.
Cada vez mais as mídias digitais criam força e exigem que você olhe para a comunicação da empresa de forma geral. Hoje, são 180 milhões de pessoas que usam alguma rede social. É claro, contudo, que não se pode esquecer do valor da imprensa.
Refletir sobre esse novo cenário e aliar estratégias é pensar (e praticar a comunicação integrada). Você quer saber o que ela também pode fazer pela sua empresa? Converse com a nossa equipe e entenda o real propósito para seus conteúdos!