Notícias

Coletiva de imprensa online: tendência ou temporária?

Coletiva de Imprensa Online

Em meio à pandemia do COVID-19 o mundo digital viu surgir a febre das lives, e com elas uma nova tendência: a coletiva de imprensa online. Mas será que qualquer empresa pode adotar esse modelo ou é apenas uma solução temporária?

O que se imagina é que esse tipo de coletiva de imprensa seja cada vez mais útil na comunicação corporativa. Além de aumentar a audiência da ação, permite também novas dinâmicas. Neste artigo você vai entender um pouco melhor sobre isso!

O que é uma coletiva de imprensa?

Seja para um lançamento, anúncios importantes, assinatura de acordos ou gestão de crise, toda coletiva de imprensa gera expectativa. Contudo, com a diminuição dos espaços de mídia espontânea cada vez maior, a adesão às coletivas também sofre baixas.

Mais do que isso, deve-se lembrar que as redações jornalísticas estão menores do que já foram antigamente. Ou seja, torna-se difícil esperar que as coletivas recebam um grande número de jornalistas.

A vantagem de uma coletiva de imprensa é justamente o contato direto entre a empresa e os veículos de comunicação. Podem haver questionamentos, esclarecimentos e apresentações, portanto é fundamental para a construção de relacionamento com a imprensa.

É claro que é importante uma preparação prévia. Ou seja, não basta organizar uma coletiva de imprensa: é necessária saber gerir o evento para que ele não saia fora do esperado.

Coletiva de imprensa online

Com a impossibilidade de coletivas presenciais devido ao distanciamento social, surge a alternativa das coletivas de imprensa online. Entretanto, saiba que elas já estavam sendo utilizadas por muitas assessorias de imprensa antes mesmo da pandemia.

Quanto ao benefício ou não de adotar essa técnica, é importante entender quando ela é realmente necessária. O meio digital é uma realidade, e as assessorias de imprensa sabem disso, então não adianta fugir de tendências como essa. Ao contrário disso, evitá-las pode ser negativo à comunicação corporativa da empresa.

A seguir, elencamos alguns benefícios de adotar a coletiva de imprensa online:

  • Redução de custos na organização do evento;
  • Maior abrangência da mídia nacional e internacional;
  • Flexibilidade para a escolha do horário;
  • Evita o tempo de deslocamento dos jornalistas.

Contudo, assim como no caso de uma coletiva de imprensa presencial, não se pode esquecer de que a equipe da empresa e assessoria de comunicação devem estar alinhadas. Por isso, o indicado é sempre um ensaio para se certificar de que todos sabem utilizar os recursos e o que devem falar.

Como organizar uma coletiva de imprensa online?

Decida a ferramenta correta

O primeiro passo é sempre escolher a ferramenta que transmitirá a coletiva de imprensa online. É por isso que você deve contar com uma assessoria de imprensa que tenha conhecimento desse tipo de recurso, por exemplo.

Atualmente, são várias opções para esse tipo de transmissão, mas cada plataforma é melhor para um tipo de objetivo. Algumas têm limitações em planos gratuitos, enquanto que outras são melhores caso tenha algum material para ser apresentado, e tudo precisa ser planejado.

Escolha os participantes

A coletiva de imprensa online segue a mesma lógica da presencial: precisa ter fontes da empresa para conversarem com os jornalistas. Portanto, deve-se escolher gestores, técnicos, gerentes e outros integrantes especializados no tema que se irá tratar. Ainda, eles devem estar preparados para responder questionamentos.

Convidar a imprensa

Essa é a função que deverá ser cumprida pela sua assessoria de imprensa. Deve-se definir quais veículos serão convidados e até mesmo a localidade deles, já que por ser online pode ser acessada de qualquer lugar. E não se trata somente de enviar os convites: devem ser feitos contatos pontuais para atrair o maior número possível de jornalistas.

Media training

Antes da coletiva de imprensa online o ideal é que a assessoria responsável faça um media training com os representantes da empresa. Desta forma todos estarão preparados e confiantes inclusive para perguntas difíceis.

As coletivas de imprensa online serão temporárias?

A Reverso Comunicação é uma empresa com mais de 09 anos de atuação em assessoria de imprensa, portanto já avaliou bastante o mercado e as suas mudanças. Quanto às coletivas de imprensa online, acresita-se que a perspectiva é de que realmente se mantenham em alta.

De certa forma, as vantagens dessa modalidade são adequadas para coletivas que pretendam maior abrangência, por exemplo. É claro que as a redução de custos também é atrativa, o que aumenta o interesse das empresas.

Portanto, é possível que essa tendência persista para além da pandemia. É importante que as empresas aprendam a escolher quando essa será a melhor opção. Para isso, não deixe de contar com uma assessoria de imprensa na tomada de decisões que beneficiam o seu negócio!