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Reverso Comunicação é premiada pela SUCESU-RS

Por Notícias

No evento que reconheceu os destaques de TI no Rio Grande do Sul, a SUCESU-RS premiou a Reverso Comunicação na categoria FORNECEDOR DE SUCESU. A Noite de Prêmios é tradicional na entidade que representa os profissionais de tecnologia no Estado e aconteceu logo em seguida ao I Seminário Executivo SUCESU-RS 2021, que marcou a retomada dos eventos presenciais.

A Reverso Comunicação tem uma relação antiga com a área de TI. Desde o início, essa é uma das principais expertises da agência, que já trabalhou com outros clientes do setor e também em eventos marcantes, como a BITS. A relação com a SUCESU-RS também se destaca: foi o segundo cliente oficial da agência que em 2021 completou dez anos.

O prêmio foi recebido pela CEO da Reverso Comunicação, Tatiane Mizetti, junto com a equipe que fazia a cobertura do evento. “Ficamos surpresos porque estávamos aqui fazendo aquilo mais sabemos e gostamos: nosso trabalho. Temos um carinho especial pela SUCESU-RS, que faz parte da nossa história, por isso nos emociona tanto esse reconhecimento e saber que estamos atendendo as necessidades da entidade”, destacou Tatiane.

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São 10 anos de Reverso e muitas histórias!

Por Notícias

Quanta coisa aconteceu na última década, não é verdade? Quantas histórias passaram, acontecimentos inesquecíveis, criações, pessoas… Quanto mundo para se viver! E, no meio disso, a REVERSO COMUNICAÇÃO!

São 10 anos de muita criatividade e parcerias. São 10 anos em que a ÚNICA possibilidade é dar certo ou então dar certo. O oposto nunca existiu por aqui. E é por isso que colecionamos tantas memórias dessa última década. Dizem que é depois dos 10 anos que começa a melhor fase para uma empresa. Se até hoje já foi incrível, imaginem o que está para chegar!

Nosso maior segredo? As pessoas. Aquelas que se dedicam, que têm paixão, que se respeitam e se complementam. Aquelas que sabem pedir ajuda ou ajudar. Aquelas que têm empatia e responsabilidade. Aquelas que empreendem na vida. Nosso amuleto é ter pessoas boas dispostas a compartilhar o que vivem.

Toda a equipe da Reverso Comunicação agradece o carinho dos parceiros, clientes, colegas, profissionais da imprensa e de todo mundo que já passou por essa história. São 10 anos criando laços que não se conta no calendário.

Você já deve ter ouvido por aí, mas é isto que somos: uma agência que faz acontecer.

Seguimos, esse é o nosso lema!

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O que é Comunicação Integrada e por que acreditamos nela?

Por Notícias

Investir em um conjunto de estratégias e ações para a comunicação da sua empresa se mostra cada vez mais positivo. Afinal, é isso que chamamos de comunicação integrada? Em tese, sim, mas você deve saber que ela envolve muito mais planejamento e estratégia do que parece.

E você pode questionar: por que a comunicação integrada é importante? Entre tantos canais de comunicação existentes hoje, seja no on ou offline, esse tipo de estratégia alia custo-benefício com resultados. Portanto, quando a sua empresa ainda não conecta todas as formas de se divulgar, ela está fazendo isso errado!

O que é comunicação integrada?

De forma geral, a comunicação integrada busca criar valor para a empresa, alinhando todas as estratégias de comunicação. Isso inclui o marketing, o relacionamento com a imprensa e até mesmo a comunicação interna. Na verdade, ela pode ter vários estágios e formatos, de acordo com a necessidade da empresa.

Quando esse tipo de comunicação é utilizada, você pode alinhar todo posicionamento e a mensagem da empresa. Além disso, também facilita a conexão entre as campanhas.

Para ajudar a entender, você deve imaginar uma empresa cria o conteúdo para o público entre 20 e 30 anos no seu Instagram. Contudo, ela se posiciona somente para o público acima de 50 anos na imprensa: deve haver algo errado, certo?

Sem dúvida, integrar as estratégias é pensar na empresa como um todo até chegar ao modelo ideal. Aliás, essa é uma das maneiras mais eficientes de se comunicar com clareza e coerência ao seu público-alvo, fazendo o melhor uso dos recursos humanos e financeiros.

Com a comunicação integrada, você pode diminuir a chance de ruídos na comunicação. E, graças a isso, terá uma marca com um posicionamento mais forte e contínuo.

Por que acreditamos nessa comunicação?

Desde o início, a Reverso nasceu como uma agência de comunicação integrada. Assim, são cerca de dez anos trabalhando no posicionamento de empresas e eventos junto aos seus públicos de forma completa.

Atualmente, muitas empresas enfrentam desafios para se adaptarem à transformação digital, encontrando na comunicação integrada uma ferramenta ainda mais importante. Por isso, você deve conhecer os benefícios desse tipo de comunicação que justificam seus investimentos:

  • Fortalece a imagem da marca e seus propósitos;
  • Aumenta a eficácia das estratégias de comunicação e marketing;
  • Estimula a melhora na comunicação interna das equipes;
  • Auxilia a reduzir custos distribuindo os conteúdos de forma inteligente;
  • Facilita a adaptação da empresa às mudanças do mercado com uma estratégia sólida.

Cada vez mais as mídias digitais criam força e exigem que você olhe para a comunicação da empresa de forma geral. Hoje, são 180 milhões de pessoas que usam alguma rede social. É claro, contudo, que não se pode esquecer do valor da imprensa.

Refletir sobre esse novo cenário e aliar estratégias é pensar (e praticar a comunicação integrada). Você quer saber o que ela também pode fazer pela sua empresa? Converse com a nossa equipe e entenda o real propósito para seus conteúdos!

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Reverso Comunicação lança nova marca e comemora 09 anos

Por Notícias

Apesar de ter nascido em 2011, a Reverso Comunicação Integrada já previa naquela época a necessidade de um trabalho diferenciado na comunicação. Desde o início a agência foca no atendimento integrado entre conteúdo, relacionamento com a imprensa, estratégia digital e marketing.

A Reverso Comunicação investe na estratégia on e off desde quando as redes sociais ainda estavam em discussão sobre como seriam importantes no futuro. “Construímos um trabalho ousado desde o início, mas
sólido, pois sempre acreditamos nesse modelo de comunicação integrada”, explica a CEO Tatiane Mizetti.

Nova marca da Reverso Comunicação

Agora, portanto, no mês do aniversário, a agência divulgou a sua nova marca nas redes sociais. Assim, um novo momento positivo rumo aos dez anos se inicia.

“Tivemos um processo de registro de marca que durou alguns anos e agora finalmente temos o resultado definitivo. Por isso, a nova marca da Reverso é uma forma de consolidar o trabalho de toda equipe, que esse ano cresceu mais um pouco” Tatiane Mizetti (CEO da Reverso Comunicação).

Além da sede em Porto Alegre, a Reverso Comunicação também atua em todo estado e desde 2018 possui um escritório em Pelotas, onde parte da equipe atua. Já os desafios da comunicação para a próxima década não assustam a equipe, conforme Tatiane.

“Sabemos que a comunicação é dinâmica, por isso a nossa equipe é composta por profissionais que se atualizam e se especializam em suas áreas. Temos esse comprometimento de qualidade com nossos clientes e fico orgulhosa de ver a trajetória que percorremos”, diz ela.

A nova marca, que agora agora com registro oficial, foi criada pela própria equipe e alinhada ao momento rumo aos dez anos da empresa. Além da própria marca, a agência também está trabalhando cada vez mais em projetos de identidade e criação de conceito para empresas de todo Estado.

A Reverso Comunicação integrada concretizou a sua marca no atendimento personalizado e hoje conta com atuação em Relacionamento com a imprensa; Marketing Digital; Marketing de Conteúdo; Design; Consultoria de Imagem; Gestão de Crise e Consultoria de Relações Públicas. A agência possui em seu portfólio clientes como Shopping Pelotas, Passo Fundo Shopping, SUCESU-RS, Fenadoce, Nau Live Spaces, Josapar e FECAM-RS.

Gerenciamento de crise na pandemia: o que aprender?

Por Notícias

O gerenciamento de crise não é um termo novo, embora no Brasil ele tenha se estruturado melhor somente a partir dos anos 90. Entretanto, a nível global é método já bem trabalhado principalmente em assessorias de imprensa e comunicação. No caso da pandemia surgem novas questões, principalmente sobre quais lições tirar disso.

Enquanto as empresas tentam se adaptar, alguns históricos nos lembram que estar preparado é melhor do que atuar somente durante a crise. Para a Sócia-Diretora da Reverso Comunicação e Relações Públicas, Tatiane Mizetti, o aprendizado é planejar-se.

O que é o gerenciamento de crise?

Ao falar de gerenciamento de crise podemos classificar como as práticas que uma empresa possui para identificar qualquer chance de risco. Ou seja, a ideia é antecipar-se e até mesmo prevenir-se. Quando não é possível prevenir que a crise aconteça, deve-se pelo menos estar preparado para saber como passar por ela.

Esse é um dos princípios básicos para uma assessoria de imprensa lidar com crises, por exemplo. Caso a empresa tenha um setor próprio de comunicação, ele também deve se atentar a isso.

Além disso, o gerenciamento de crise também é um aprendizado constante. Portanto, erros que já tenham acontecido precisam ser analisados para que não se repitam. Isso tudo deve estar na base de sustentação da empresa para que ela sobreviva em tempos adversos, exatamente como na pandemia.

Gerenciamento de crise no Brasil

Com uma larga experiência em gerenciamento de crise e pesquisas no campo, Tatiane Mizetti relembra os primeiros cases brasileiros. O mais marcante, segundo ela, foi o acidente com avião da TAM em 1996, e depois outros dois semelhantes em 2006 e 2007. “A bibliografia lá em 1996 ainda era muito limitada no Brasil, não se falava em gerenciamento de crise como hoje”, recorda ela.

Com o aprendizado no setor da aviação e também ambiental, Tatiane reforça que as empresas passaram a entender a necessidade de criar guias para o gerenciamento de crise. Essa prática, aliás, já era muito comum internacionalmente.

“Isso já era natural em outros países, mas no Brasil ainda se trabalhava como se a crise nunca fosse existir”, explica Tatiane. Ainda, ela cita que algumas empresas seguem esse pensamento até hoje, por isso não conseguem lidar com as crises quando elas chegam.

Os guias que a profissional se refere devem ser criados por uma equipe qualificada. O ideal é que toda a empresa saiba do que se trata o guia após finalizado e esteja em sintonia para agir da mesma forma no período de crise.

Gerenciamento de crise na pandemia

Com relação à pandemia, trata-se de algo inédito, ou pelo menos que ocorreu a última vez nesta dimensão há mais de 100 anos. Portanto, apesar de algumas empresas se preparem para as crises, estão lidando com algo novo para o mundo inteiro.

Em primeiro lugar, deve-se entender quais são as respostas imediatas que os líderes precisam dar e como a pandemia afeta a empresa. Já no início da crise é importante ter um plano para os próximos 90 ou 100 dias e recorrer a ele sempre que necessário.

O monitoramento também é fundamental, seja da reputação da empresa ou dos impactos da pandemia e das ações contra a crise. Isso auxilia até mesmo a mapear os novos riscos que podem surgir dentro desse contexto.

O plano também servirá para que toda a equipe esteja preparada, mas é responsabilidade do setor de comunicação ou da assessoria de imprensa auxiliar nesse ponto. Tanto a divulgação do material quando a explicação dele precisa atender a todos os perfis de pessoas envolvidas.

E, não menos importante, é fundamental ter uma comunicação clara e bem traçada. Isso significa saber o que responder e quando responder em caso de questionamento, pois o relacionamento com a imprensa e os públicos não pode ser menosprezado.

Quais são as lições da crise?

Tatiane Mizetti comenta que hoje é possível perceber a empresa que “fez o dever de casa ou não”. “Com a internet tudo isso fica mais evidente, e no caso da pandemia mais ainda”, destaca. Apesar de não se prever uma pandemia, Tatiane ressalta que a empresa que já possui um protocolo saberá lidará melhor.

Contudo, não basta apenas agir: para a Relações Públicas, é preciso incorporar a empatia no gerenciamento de crise. “Quando a empresa não tem isso na sua essência, fica mais difícil de se recuperar quando erra”, alerta.

Tatiane cita alguns casos de empresas que logo no início da pandemia divulgaram propagandas consideradas “sem respeito” ou “mal intencionadas”. Segundo ela, cada vez mais o público percebe quando uma empresa tem o discurso verdadeiro ou não, especialmente no gerenciamento de crise.

Portanto, com relação às lições que ficam, pode-se afirmar que são semelhantes as de 1996: estar preparado é a melhor forma de enfrentar qualquer crise. Isso não significa que a crise não acontecerá, mas certamente é o caminho para sofrer menos com ela.

Você quer saber mais sobre comunicação, assessoria de imprensa e novas tendências? Confira outros artigos em nosso blog e saiba mais!

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